sexta-feira, 30 de julho de 2010

Samba de roda


O samba de roda é uma das variações do batuque de Angola. Conforme reza a tradição, no meio da roda, um dançarino sambava sozinho. Depois de certo tempo, através de uma umbigada, convidava um dos presentes para substituí-lo.
A orquestra de samba geralmente é composta por pandeiros, viola, chocalho, prato de cozinha arranhado por uma faca e, às vezes, por berimbau. O canto é puxado por uma pessoa, respondido pelos demais, acompanhado por palmas. O cancioneiro do samba de roda é muito rico e tem sido uma fonte inesgotável para o cancioneiro erudito popular do Brasil.
Na Bahia se faz samba de roda em muitos lugares e em muitas ocasiões, sendo porém muito animadas e comentadas aquelas que acontecem nas festas de largo de Salvador.
E alguns terreiros de samba de candomblé como o da Mãe Alice, o samba de roda pode ser apreciado na sua forma tradicional.
As famosas Bahianas da Mãe Alice, como Nita, Edinha, Marinalva, Joselita entre outras, fizeram parte da chamada TURMA DE BIMBA, nos anos 50 e 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário