sexta-feira, 30 de julho de 2010

Toques de Berimbau


Toques de Berimbau

TOQUES DE ANGOLA:
- Angola
- São Bento Pequeno
- São Bento Grande
- Angolinha (ou Angola corrida)

TOQUES DE REGIONAL:
- São Bento de Bimba (ou Regional)
- Iúna
- Amazonas
- Santa Maria
- Benguela
- Cavalaria
- Idalina
TOQUES CRIADOS POR MESTRE CANJIQUIHA:
- Samango
- Muzenza

OUTROS TOQUES:
- Tico Tico (ou Santa Maria ou Lamento)
- Idalina
- Samba de Angola
- Santa Maria do Traíra
- Angola Dobrada
- Cavalaria Antiga
- Angola em Gêgy
- Barravento
- Cavalaria Variação
- A morte do Capoeira
- Assalva sinhô do Bonfim
- Ave Maria
- Aviso
- Gêgy
- São Bento grande em Gêgy
- São Bento Grande Estilizado
- Angola em Jeje
- Angola em Samba de Jexá
- Upa Neguinho
- Jogo de Dentro
- Santa Maria Dobrada
- Jexá
- Benguela Sustenida
- Estandarte
- Conco Salomão
- Gêge - Ketu
- Jogo de Fora
- Chamada
- Miudinho
- Tríplique
- Adeus Bahia (ou Iúna Verdadeira)
- Guarani
- Angola do Traíra
- Dandara
- Dos Velhos
- Zumberimbau
- JeanoMagia
- Magia

AMAZONAS:
Toque criado por mestre Bimba difícil de acompanhar devido a riqueza e ritmos e a sutileza de variações melódicas. É um toque festivo para saudar mestres e visitantes. É chamado de hino da capoeira.

BENGUELA:
Toque para jogo compassado, curtido, malicioso e floreado. Jogo de dentro, corpo a corpo. Treinado para defesa de arma branca. Só para formados.

SANTA MARIA:
Toque para jogo de navalha.

O Toque de Angola:
assim como o toque de São Bento Pequeno são frequentemente usados para acompanhar o canto da ladainha e o canto de entrada, podendo também serem usados para acompanhar o canto corrido, quando os dois capoeristas vão jogar lentamente.


O Toque de São Bento Grande:
é muito importante, pois acompanha qualquer tipo de jogo, além de ser ideal para o acompanhamento dos toques corrido.

O Toque de São Bento Pequeno:
é um toque intermediario entre o toque de Angola e o Toque de São Bento Grande.

O Toque de Íuna:
É um toque fúnebre para grande solenidade e tristeza. Não há canto. Também é um jogo de marcação, feito por mestres e professores, visando a objetividade e a utilização de golpes traumatizantes.


O Toque de Benguela:
era usado para acompanhar o "jogo de faca" hoje extinto era um determinado jogo de capoeira onde um ou dois capoeristas empunhavam uma faca , lutavam ou simulavam uma briga entre si.

O Toque de Cavalaria:
é um toque de aviso e não para ser usado em jogo de capoeira.Toque que imita o trotar do cavalo, avisando que há polícia nas proximidades. Esse toque foi criado por volta de 1920 para avisar a chegada da cavalaria de "Pedrito", um temido delegado de polícia que perseguia os capoeiristas. Antigamente, quando os capoeristas eram perseguidos, criou-se o Esquadrão de Cavalaria de Guarda Nacional que teve, numa determinada época, como incumbência maior, combatê-los. Daí originou o Toque de Cavalaria. Um capoerista ficava com um berimbau em uma colina ou numa esquina, um pouco distante de onde formava-se a roda de capoeira e, quando a Cavalaria da Guarda Nacional aproximava-se , o capoerista que estava vigiando dava início ao Toque do mesmo nome, avisando aos camaradas que fugiam ou então se preparavam para enfrenta-los em violentas batalhas.

O Toque de Samba de Roda:
só é usado para a execução do samba de roda e do samba duro. No samba de roda, enquanto os instrumentos tocam, o povo dança, à maneira dos africanos , aos pares ou em grupo. No samba duro, que só é permitido para homens, enquanto sambam aplicam rasteiras entre si.

O Toque de Apanha a Laranja no Chão Tico-Tico:
nas festas de Santa Bárbara, era usado para o "torneio" que consistia no seguinte: dois capoeristas exibiam-se tentando apanhar com a boca um lenço branco que era jogado no meio da roda, consagrando-se vencedor, aquele que o apanhava O referido toque é acompanhado da melodia do mesmo nome, que originou-se deu uma brincadeira de roda, muito conhecida em rodas que tem a presença de mestres antigos que botam uma cédula no meio da roda e começam a jogar em busca dela.

O Toque Jogo de Dentro:
(Amazonas) são usados de preferencia em cantos corridos e é utilizado o jogo de dentro.


Os Toques de Santa Maria,e Idalina:
São toques usados para jogo de navalha.
O Toque Samango (Samanto):
Criação de mestre Canjiquinha.É lutado de lado, tem a presença de poucos movimentos.Sua caracteristica de manifestação é a chapa giratória, a chapa de lado, rasteira e o voô do morcego.

Legenda:
DAN - Tudo Livre
DIN - Livre com o dobrão pressionado
+ - Um Chiado
++ - Dois chiados
Angola: ++ DAN DIN
São Bento Pequeno: ++ DIN DAN
São Bento Grande: ++ DIN DAN DAN
Banguela: + DAN DIN

Banguela Dobrada: + DAN DIN DIN
Regional: + DAN + DIN + DAN DAN DIN
Cavalaria: + DAN + DAN + DAN DIN DAN
Idalina: + DAN DAN DIN DAN DAN + DIN + DAN DAN DAN DIN DAN DIN DAN + DIN

Um comentário: